Odontologia: 7 maneiras fáceis de recuperar clientes perdidos

seus clientes não estão voltando? Veja aqui o que fazer para fidelizar clientes

A verdade é que toda empresa já passou por uma situação onde foi preciso recuperar clientes que deixaram de ter interesse em seu negócio. Essa é uma situação normal e que pode acontecer por diversas razões e, em qualquer ramo, inclusive na odontologia.

A boa notícia é que esses clientes não estão perdidos para sempre, é possível trazê-los de volta! Para saber como, basta continuar a leitura deste conteúdo!

O que fazer para recuperar clientes perdidos?

Apesar de parecer uma tarefa um pouco complicada, há algumas estratégias eficientes que poderão ajudar o seu negócio a recuperar clientes perdidos. Confira logo a seguir!

Identifique quem são os seus clientes inativos

O primeiro passo para recuperar clientes perdidos é saber quem são eles. Contudo, para fazer isso, você deverá analisar qual é o comportamento desses clientes.

Você pode levantar o tempo em média entre uma consulta e outra. Então, defina qual o período de tempo sem uma nova consulta é considerado como uma perda de cliente para o seu negócio.

Segmente os clientes inativos

O próximo passo para recuperar clientes é segmentá-los, pois cada cliente tem suas próprias necessidades. E, por essa razão, não é possível tratar a todos do mesmo modo.

Além disso, também é essencial ter um maior controle sobre seus clientes ativos, para saber quando um deixou os seus serviços. Para isso, é só identificar quais clientes têm consultas:

  • Uma vez por ano;
  • De duas a três vezes por ano;
  • Uma vez por mês;
  • Etc.

Em seguida, comece a acompanhá-los de perto e, sempre que notar que a frequência de consultas diminuiu, promova ações de imediato para trazê-los de volta.

Defina ações para cada grupo

Assim que tiver segmentado os seus clientes, já pode definir quais ações são possíveis de usar para recuperar cada um desses clientes de volta. Em primeiro lugar, você deverá levar em conta qual é o perfil desses clientes.

Para então definir qual é o tom de voz que deverá usar, o que você tem para oferecer a eles, quais são os pontos que destacam a sua empresa da concorrência, entre outros fatores.

Procure a melhor forma de falar com o cliente

saiba aqui as melhores formas de recuperar clientes

Para saber como recuperar clientes, é essencial ter em mente qual o tipo de contato estabelecer, isso será determinante para a retomar essa parceria. Sendo assim, é crucial escolher o canal de interação mais adequado.

Para isso, o ideal é escolher o meio de comunicação que seja mais fácil o contato para ambos os lados, por exemplo:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Chamada de vídeo;
  • Reunião presencial;
  • Entre outras opções.

Descubra o que o motivou a parar de comprar da sua empresa

Após conseguir esse contato, você deve aproveitar para descobrir por quais motivos o cliente deixou de procurar os seus serviços. Caso o número de pessoas seja alto, um modo mais eficiente de ter respostas, é enviando um questionário para esses clientes.

Com essa informação em mãos, fica mais fácil apresentar aos seus antigos clientes o que a sua empresa tem a oferecer que compensa o retorno deles. Bem como identificar qual tipo de serviço é o mais adequado para oferecer que irá fomentar esse retorno.

Elabore a sua melhor proposta

Esse é um dos passos mais importantes, pois é quando você deverá enviar uma proposta comercial para retornar a parceria com o cliente. O objetivo é atrair o cliente e mostrar que a sua empresa é a melhor opção do mercado para solucionar os problemas dele.

Para elaborar sua proposta comercial, você deverá:

  • Conhecer bem o seu cliente;
  • Ser objetivo;
  • Deixar claro quais são os diferenciais do seu negócio;
  • Ser específico no preço e forma de contratação;
  • Criar um documento que seja agradável visualmente e fácil de entender.

Tenha uma ótima estratégia de pós-venda

Após reconquistar os clientes, você precisa garantir que eles não deixarão sua empresa de lado novamente. E para isso, o melhor método é investir em uma boa estratégia de pós-venda.

As ações que aplicar após o consumidor voltar ao seu negócio são cruciais para retê-lo. Nessa situação, é necessário refletir sobre o sucesso do cliente e em formas de sempre deixá-lo satisfeito com o que a sua empresa tem a oferecer.

Como atrair clientes antigos de volta?

É crucial não deixar de lado um cliente só porque ele deixou de ir até sua clínica. Para atrair esses clientes antigos de volta, é importante continuar a ter contato com eles, para lembrá-los de seus serviços.

Você pode começar oferecendo os principais meios de comunicação para tornar o contato mais eficiente, tais como:

  • Telefone;
  • Redes sociais;
  • Chat online;
  • E-mail;
  • Etc.

Você pode enviar e-mails com ofertas e promoções exclusivas para eles, continuar lembrando-se do aniversário do cliente e outras datas comemorativas.

E também continue enviando dicas e informações sobre os seus serviços, para tanto, invista em marketing de conteúdo. Isso pode fazer com que o cliente não se esqueça de você e, como resultado, há maiores chances dele voltar.

Demonstrar que você valoriza cada cliente não é essencial apenas para recuperar os perdidos, mas como também para fazer com que os clientes atuais não abandonem os serviços.

Por que meus clientes sumiram?

Como já dito, são muitos os motivos que podem ter feito os seus clientes sumirem. Talvez você os tenha perdido para a concorrência ou talvez eles já não tenham mais interesse em seu negócio.

Fato é que, antes de colocar as dicas para recuperá-los em prática, você deverá entender melhor por qual motivo os seus clientes sumiram. Para isso, uma ideia é criar um processo de entrevista com esses clientes, para que eles possam revelar quais foram os motivos.

Também é possível que esses clientes insatisfeitos já tenham deixado certos indícios. Verifique se há alguma reclamação desse cliente em seu SAC ou até mesmo nas redes sociais.

A partir do momento que você entender por quais motivos os seus clientes sumiram, ficará mais fácil trazê-los de volta!

E você, o que achou deste conteúdo? Foi útil para você? Não deixe de compartilhar com os seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *